Municípios são classificados conforme nível de risco para casos de Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou, na tarde do último sábado (18), que vai adotar um Mapa de Gestão de Risco para estabelecer medidas qualificadas em cada município no combate ao novo Coronavírus (Covid-19). A novidade foi apresentada pelo governador Renato Casagrande e vai levar em consideração o número de casos registrados e os municípios serão divididos em três grupos de risco (Baixo, Moderado e Alto). Vargem Alta foi classificado como Risco Moderado.

Cada município deverá seguir as orientações previstas no Mapa de Gestão de Risco, a partir desta segunda-feira (20), que foi desenvolvido pelo Centro de Comando e Controle (CCC) da Covid-19. Esta nova conduta, tem como base os dados dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Cada município deverá seguir as orientações previstas no Mapa de Gestão de Risco.

Seguindo a metodologia do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, os municípios que estiverem abaixo da média de casos do Estado, estarão no Risco Baixo (Verde); os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no Risco Moderado (Amarelo) e os que estiverem acima dos 50% da média do Espírito Santo estarão no Risco Alto (Vermelho). Em todos os casos será levando em conta o Coeficiente de Incidência Acumulado de casos da Covid-19, calculado pela média de casos a cada 100 mil habitantes.


Com os dados coletados até esta sexta-feira (17), o Espírito Santo tinha 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Ou seja, todos os municípios que estiverem abaixo desse coeficiente estarão no Risco Baixo; os que estiverem entre 23 e 34,9/100 (até 50% acima) estarão no Risco Moderado e todos que tiverem acima dos 35 casos a cada 100 mil habitantes (acima dos 50%) estarão no Risco Alto.

Atualmente, seis municípios capixabas já se encontram na situação de Risco Alto. São eles: Alfredo Chaves, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana – sendo que estes dois últimos têm coeficientes do grupo amarelo, mas foram incluídos no grupo vermelho por fazerem parte da Região Metropolitana e da dificuldade de se fazer o controle da interação social de seus moradores com dos demais municípios vizinhos.

Outros nove municípios que se limitam com o grupo vermelho foram incluídos automaticamente em Risco Moderado. São eles: Anchieta, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Vargem Alta. Os 63 municípios capixabas restantes foram classificados no grupo verde, ou seja, de Risco Baixo.

Fonte: Prefeitura de Vargem Alta